Auditoria no Setor Público

Debate sobre as principais áreas que envolvem os temas de auditoria e controladoria governamental

Auditoria no Setor Público

Mensagempor chavesrs » 08 Nov 2008, 15:31

Criamos este tópico para que os interessados discutam acerca da metodologia de trabalho de auditoria implementada por suas unidades, as curiosidades e novidades que possam contar, bem como fazer perguntas aos demais colegas que lidam com auditoria governamental. Bem vindo e postem suas mensagens.
    Renato Chaves
chavesrs
Site Admin

Data de registro: 08 Nov 2008, 02:09

Re: Auditoria no Setor Público

Mensagempor contador » 01 Dez 2008, 16:36

Boa tarde.
Eu gostaria e saber se exitem livros de auditoria governamental que falem sobre a parte prática de auditora ou se alguém possui algum material como apostila, para que eu possa utilizar na implementação de uma unidade de auditoria no meu Município.

Aguardo retorno.
contador

Data de registro: 01 Dez 2008, 16:32

Mensagempor chavesrs » 04 Dez 2008, 15:09

Caro Contador.
Existem alguns livros que relatam sobre a prática de auditoria governamental. Claro que todo livro tem sua parte teórica, mas alguns primam pela prática, a exemplo do livro "Manual de Auditoria Governamental", dos autores Marcus Vinícus Veras Machado e Maria da Glória Arraes Peter, editora Atlas.
Também outro livro que trata de Controles Internos de forma prática é o "Controle Interno nos Municípios", dos autores Flávio da Cruz e José Osvaldo Glock, editora Atlas.
Você pode consultar as publicações na área de auditoria constantes da nossa página em http://www.contas.cnt.br/index.php?pg=l ... oAuditoria
Abraços,

Renato Chaves.
chavesrs
Site Admin

Mensagempor chavesrs » 06 Mar 2009, 15:36

Às unidades de auditoria, controladorias municipais e ao controle interno em geral, importa muito a utilização de papéis de trabalho adequados. Pensando nisso, falamos um pouco sobre o assunto e disponibilizamos modelos de papéis de trabalho.
Para acessar os modelos clique acesse o site contas.cnt.br e clique sobre a notícia http://www.contas.cnt.br/index.php?pg=n ... Noticia=37
chavesrs
Site Admin

Mensagempor chavesrs » 29 Abr 2009, 22:31

Olá pessoal, tudo bem?
Já está disponível no mercado o mais novo livro que trata do tema Auditoria Governamental. É o livro de nossa autoria denominado Auditoria e Controladoria no Setor Público - Fortalecimento dos Controles Internos - com jurisprudência do TCU.
Bom, espero que seja uma colaboração para as atividades de controle em nosso País. para mais informações acesse o seguinte link: http://www.contas.cnt.br/index.php?pg=noticias&idNoticia=41

Atenciosamente,
Renato Chaves
chavesrs
Site Admin

Mensagempor AuditorCGE » 06 Mai 2009, 23:05

Parabéns, Renato, pela sua iniciativa de criar um excelente site que trata do tema de auditoria, especialmente auditoria governamental. Sou Auditor Governamental e há tempo venho acessando seu site, o qual extraio excelentes materiais que me auxiliam muito em meu trabalho.
Hoje, comprei seu livro,pela internet, por isso não o li, mas pelas caracteristicas de cada capítulo, tenho certeza que ele cairá como uma luva para o meu trabalho.
Por isso, continue com essa dedicação e maestria na exposição desse importantíssimo tema para toda nação brasileira. É como diz o ditado: "O Brasil não é um país corrupto(como muito se fala), mas pouco auditado".
É fundamental que nossa população tome consciência da importância da auditoria governamental para a boa gestão/aplicação dos preciosos recursos públicos.

Grande abraço
AuditorCGE

Data de registro: 06 Mai 2009, 22:37

Mensagempor chavesrs » 07 Mai 2009, 19:22

AuditorCGE escreveu:Parabéns, Renato, pela sua iniciativa de criar um excelente site que trata do tema de auditoria, especialmente auditoria governamental. Sou Auditor Governamental e há tempo venho acessando seu site, o qual extraio excelentes materiais que me auxiliam muito em meu trabalho.
Hoje, comprei seu livro,pela internet, por isso não o li, mas pelas caracteristicas de cada capítulo, tenho certeza que ele cairá como uma luva para o meu trabalho.
Por isso, continue com essa dedicação e maestria na exposição desse importantíssimo tema para toda nação brasileira. É como diz o ditado: "O Brasil não é um país corrupto(como muito se fala), mas pouco auditado".
É fundamental que nossa população tome consciência da importância da auditoria governamental para a boa gestão/aplicação dos preciosos recursos públicos.

Grande abraço

Caro AuditorCGE,
Fico grato pelas suas considerações. Aguardo sugestões, críticas e cometários sobre temas específicos.
Continue participando, emitindo opinião sobre a área de auditoria governamental.
Abraços,
Renato Chaves.
chavesrs
Site Admin

Mensagempor Vanessa » 23 Mai 2009, 02:32

Boa noite a todos!!
Sou aluna de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Tocantins e estou pensando em realizar meu projeto de monografia abordando a Auditoria no setor público..
Estive pensando em fazer um levantamento das irregularidades na administração pública no estado do tocantins atraves das auditorias realizadas pelo orgão de controle externo (tce).. O que acham??
Podem me dar uma dica de tema??

Aguardo resposta..
Vanessa Carvalho

vanessinhaflores05@hotmail.com
Bjosssssssss..
Vanessa

Data de registro: 23 Mai 2009, 02:26

Mensagempor chavesrs » 28 Mai 2009, 11:13

Prezada Vanessa,
Acho interessante sua proposta de pesquisa. ´Contudo, você terá que restringir sua pesquisa para determinada área como educação, ou saúde, ou infraestrutura etc. ´Você pode escolher também umas duas ou no máxiomo três áreas para investigar, pois a pesquisa poderá ficar muito abrangente e perder o foco.
Outra ponto a ser considerado é a limitação na captação das informações. O TCE-TO disponibiliza os relatórios na internet? Se não disponibiliza você deverá verificar se há possibilidade de acesso aos mesmos. Veja logo se essa limitação não irá dificultar a pesquisa.
Se, em todo caso, você não conseguir as informações, lembro que existem os Relatórios de Fiscalização de Municípios da CGU, disponíveis na internet. Seria uma boa você verificar isso.
Você pode conferir um artigo que publiquei no site Jus Navigandi sobre o FUNDEF. Acesse o seguinte endereço: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8038
Qualquer dúvida pode entrar em contato. Bom trabalho.
Renato Chaves
chavesrs
Site Admin

Mensagempor Leo2009 » 24 Fev 2010, 11:32

Bom dia a todos.
No momento em que realizo um trabalho final de curso gostaria de fazer considerações a respeito da auditoria governamental. Com efeito o tema é bastante abrangente e interessante, pois não se pode limitar precisamente a atuação dos trabalhos de auditoria tendo em vista a supremacia do interesse público e a própria indisponibilidade do que é público. No mesmo sentido, os trabalhos de auditoria governamental e mais especificamente, na atualidade, aqueles voltados para a auditoria de obras, corroboram o controle social pela envergadura dos programas de governo voltados para o setor de infra-estrutura. Assim, percebemos a amplitude da auditoria governamental, prática salutar e essencial para manter nossa democracia.
Outro ponto importante percebido nos trabalhos de pesquisa são os controles internos dos órgãos públicos. Esses controles, antes de mais nada, devem ser aperfeiçoados continuamente com o fim de auxiliar a auditoria externa na consecução de seus trabalhos de auditoria governamental e, precipuamente, ajudar as organizações a ter uma garantia razoável do atingimento de seus objetivos.
Fica a contribuição para o fórum e o espaço para debatermos o tema.
Grato.
Leo2009!!
Leo2009

Data de registro: 30 Dez 2008, 18:01

Próximo

Retornar para Auditoria Governamental