Auditoria Contábil, Auditoria das Demonstrações Contábeis ou, ainda, Auditoria Financeira, é a técnica que tem por objetivo aumentar o grau de confiança das informações contábeis históricas disponibilizadas aos usuários, que podem ser acionistas, sócios, investidores, instituições financeiras, governos e outros interessados.
Informação contábil histórica é a informação expressa em termos financeiros em relação a uma entidade específica, derivada principalmente do sistema contábil da entidade, a respeito de eventos econômicos ocorridos em períodos passados ou de condições ou circunstâncias econômicas em determinada data no passado.
As informações financeiras correspondem no Brasil às demonstrações contábeis previstas na Lei 6.404/76. Tais demonstrações são disponibilizadas pela administração da entidade e, quando apropriado, pela governança.
O Contador legalmente registrado em Conselho Regional de Contabilidade (CRC) pode executar auditorias contábeis. Os trabalhos podem ser ampliados para outros procedimentos previamente acordados, a exemplo da análise de controles internos, análise de riscos, análises pontuais da gestão empresarial, bem como aderência a normas (compliance).
O profissional que trabalha ou pretende trabalhar com auditoria independente deve dominar os conceitos de Contabilidade Básica, compreender as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas Geral (NBC TG), as Normas Brasileiras de Contabilidade de Auditoria (NBC TA), além de possuir na Qualificação Técnica em Auditoria para maior segurança do cliente.
O site Contas.cnt oferece Curso de Contabilidade Básica para qualificação acadêmica e profissional, Curso Preparatório para o Exame de Suficiência, no qual são exploradas as NBC TG, além do Curso Auditoria Contábil com ênfase nas NBC TA.
NBC TO – de Asseeguração de Informação Nâo Histórica (em desenvolvimento)construção