A Qualificação Técnica em Auditoria é um exame que visa o registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Apresentamos as duas questões discursivas solicitadas na prova do Exame de Qualificação Técnica (EQT) em Auditoria, aplicada em 30/09/2024, pela banca FGV, com as respectivas propostas de respostas.
Questão Discursiva 1
Um auditor independente realiza anualmente a auditoria externa de uma sociedade empresária, de grande porte, que trabalha diretamente com o público.
Para identificar litígios e reclamações envolvendo a empresa, que podem gerar um risco de distorção relevante, o auditor independente definiu e executou procedimentos de auditoria.
Com base na NBC TA 501 – EVIDÊNCIA DE AUDITORIA- CONSIDERAÇÕES ESPECÍFICAS PARA ITENS SELECIONADOS, responda, em no máximo 30 (trinta) linhas, ao que se pede a seguir.
A) Indique três procedimentos de auditoria que o auditor pode executar para identificar os litígios e reclamações envolvendo a empresa.
B) Indique o procedimento adequado do auditor, caso identifique riscos de distorção relevante com relação aos litígios e reclamações.
C) Explique quando o auditor deve modificar a opinião em seu relatório de auditoria em relação aos litígios e reclamações.
Proposta de resposta
A NBC TA 501 estabelece diretrizes específicas para a obtenção de evidência de auditoria em itens selecionados, incluindo litígios e reclamações, que podem impactar significativamente as demonstrações financeiras.
No contexto apresentado, o auditor independente precisa assegurar-se de que os riscos associados a esses itens sejam devidamente identificados e avaliados.
Abaixo, detalham-se os procedimentos de auditoria e as ações recomendadas para atender às exigências da norma:
A) Três procedimentos de auditoria para identificar litígios e reclamações:
- Indagação à Administração, incluindo Consultores Jurídicos Internos: O auditor pode fazer questionamentos aos advogados internos da entidade sobre litígios e reclamações pendentes ou potenciais, incluindo uma avaliação dos desdobramentos desses casos, probabilidade de perda e possíveis valores envolvidos. Esse procedimento auxilia a obtenção de informações sobre o estágio e o risco financeiro dos litígios.
- Revisão de Documentação Jurídica e Atas de Reuniões: O auditor deve revisar a documentação jurídica, incluindo processos judiciais e administrativos, notificações e correspondências com autoridades, bem como atas de reuniões do conselho de administração, comitês e assembleias, para verificar informações sobre litígios e reclamações. Esse procedimento pode evidenciar a exposição da empresa a riscos materiais.
- Revisão das Contas de Despesas Legais: Dependendo das circunstâncias, o auditor pode julgar apropriado examinar documentos-fonte relacionados, como, por exemplo, faturas relacionadas com despesas de natureza legal como parte da sua revisão dessas contas de despesas legais.
B) Procedimento adequado ao identificar risco de distorção relevante:
Se o auditor identifica um risco de distorção relevante com relação a litígios ou reclamações identificados, ou quando os procedimentos de auditoria executados indicam que outros litígios ou reclamações poderiam existir, o auditor deve, além dos procedimentos requeridos pelas outras normas de auditoria, comunicar-se diretamente com os consultores jurídicos externos da entidade. O auditor deve fazer isso por meio de circularização (carta de indagação aos advogados), elaborada pela administração e enviada pelo auditor, solicitando aos consultores jurídicos externos da entidade que se comuniquem diretamente com o auditor. Se a lei, o regulamento, ou o respectivo órgão jurídico proibir que a consultoria jurídica externa da entidade comunique-se diretamente com o auditor, o auditor deve executar procedimentos alternativos de auditoria como reuniões ou encaminhamento de carta de indagação específica.
C) Momento de modificar a opinião no relatório de auditoria:
O auditor deve modificar sua opinião no seu relatório de auditoria se a) administração recusa dar permissão ao auditor para se comunicar ou se reunir com a consultoria jurídica externa da entidade, ou a consultoria jurídica externa da entidade recusa-se a responder apropriadamente à carta de indagação, ou é proibida de responder; e b) o auditor não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente ao executar procedimentos alternativos de auditoria.
Questão Discursiva 2
A NBC TA 520 – PROCEDIMENTOS ANALÍTICOS estabelece a necessidade de realização de tais procedimentos na auditoria, além de destacar a importância do seu uso na fase de planejamento, para fins de obtenção de evidências e para a formação da opinião da Auditoria.
Em relação ao tema, responda, em no máximo 30 (trinta) linhas, ao que se pede a seguir.
A) Defina procedimentos analíticos, de acordo com a NBC TA 520.
B) Indique o que os procedimentos analíticos compreendem.
C) Se os procedimentos analíticos executados de acordo com essa Norma identificarem flutuações ou relações que são inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem dos valores esperados de maneira significativa, explique como o auditor deve examinar essas diferenças.
D) Explique sucintamente como os Procedimentos Analíticos podem auxiliar o auditor na formação da opinião da Auditoria.
proposta de resposta
A NBC TA 520 define procedimentos analíticos e destaca a importância de seu uso em diversas fases da auditoria para a obtenção de evidências confiáveis e para a formação da opinião do auditor. Abaixo, detalham-se os principais pontos:
A) Definição de Procedimentos Analíticos
De acordo com a NBC TA 520, procedimentos analíticos são avaliações das informações contábeis por meio da análise de relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros.
B) O que os Procedimentos Analíticos Compreendem
Os procedimentos analíticos compreendem, também, o exame necessário de flutuações ou relações identificadas que são inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem significativamente dos valores esperados:
- Comparações: Avaliação das informações financeiras atuais com dados de períodos anteriores, orçamentos, projeções ou com o desempenho do setor.
- Análise de Relacionamentos: Estudo de relações entre contas (como receitas e despesas) e entre dados financeiros e não financeiros (como volume de vendas e receita), para verificar se as relações são consistentes com o histórico da entidade e com as expectativas.
- Identificação de Variações e Tendências: Observação de mudanças significativas nas tendências financeiras ou de resultados anômalos, que possam ser indicadores de riscos de distorção.
C) Ação do Auditor Diante de Diferenças Significativas
Se os procedimentos analíticos identificarem flutuações ou relações inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem dos valores esperados, o auditor deve investigar essas diferenças para obter entendimento sobre sua causa. O exame pode envolver:
- Indagação à Administração e obtenção de evidência de auditoria apropriada e relevante para as respostas da administração; e
- Aplicação de outros procedimentos de auditoria conforme necessário nas circunstâncias, a exemplo de testes de detalhes (inspeção de documentos, confirmações externas, recálculo, observação física, rastreamento de transações), para confirmar ou refutar as explicações fornecidas.
D) Como os Procedimentos Analíticos Ajudam na Formação da Opinião de Auditoria
O auditor deve planejar e executar procedimentos analíticos próximo do final da auditoria que o auxiliam formar uma conclusão geral sobre se as demonstrações contábeis são consistentes com o entendimento que o auditor possui da entidade. Essas conclusões têm a finalidade de corroborar as conclusões formadas durante a auditoria de componentes ou elementos individuais das demonstrações contábeis. Isso ajuda o auditor a formar conclusões razoáveis sobre as quais deve basear a sua opinião.
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Capacitação, treinamento e preparação para exames.
Renato Santos Chaves
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